Do que depende o sucesso na carreira?

Publicado: 10/05/2009 por fazeradiferenca em Sem categoria

Por Carine Biscaro

Hoje pensei em postar um vídeo do consultor Waldez Ludwig, um consultor que  achei muito interessante. Eu o conheci em um post sobre criatividade  x  inovação  no blog da minha amiga Paula Carina (naeradainformacao.blogspot.com).

Mas ao procurar o vídeo, me deparei com uma reportagem bem interessante que ele escreveu para a revista Você SA, a qual compartilho aqui com vocês na íntegra:

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Crie uma profissão só sua

O consultor Waldez Ludwig decreta: sucesso não depende de perfeição, mas de originalidade

Por Daniela de Lacerda (Revista VoceSA, maio 2009)

Num futuro próximo, haverá tantas profissões quanto profissionais vivendo no planeta. É o que afirma o consultor Waldez Ludwig, que foi aplaudido de pé na palestra sobre Estratégia, Inovação e Talento, na tarde de quinta-feira, dia 2, na Career Fair. Segundo ele, quem quiser garantir sua sobrevivência no mercado tem de criar um estilo único de trabalhar, uma profissão só sua, mesmo exercendo uma atividade comum a outras pessoas. “É preciso sair da mesmice, correr mais riscos, fugir do lugar comum. É isso que que vai assegurar seu sucesso na era da inovação. Já não basta ser perfeito. É preciso ser original”, decreta Waldez.

Para construir essa trajetória tão peculiar, ele dá uma dica prática: não planeje sua carreira apenas de hoje para amanhã, mas, sobretudo, de amanhã para hoje. Isso significa ‘visitar’ o futuro, vislumbrar como estará o mercado em que você atua e descobrir o que você deve fazer hoje para garantir seu diferencial lá na frente. Aqui, é essencial ter em mente que não adianta apenas ter boas idéias (criatividade). É essencial desenvolver um modelo de gestão que permita colocá-las em prática (inovação).

Você só vai conseguir atingir esse objetivo se concentrar-se na valorização de seus pontos fortes, em vez de tentar reverter suas fraquezas. “Esqueça aquela história de se dedicar ao que você gosta. Você tem é que se dedicar aos seus talentos, ou seja, aquilo que as pessoas percebem que você faz melhor do que os outros”, diz Waldez.
Tem mais. O mercado já não está mais abrindo espaço para quem não leva a alma e a emoção para o trabalho. “Estamos competindo por excelência. E isso é um estado de espírito”, lembra Waldez. Confira, abaixo, outras dicas do consultor, para construir uma carreira bem-sucedida:

:: Caráter, integridade e ética são competências cada vez mais valorizadas. Na hora de contratar um novo profissional, isso tudo é avaliado antes da experiência profissional do candidato.

:: Não mantenha o foco em apenas um segmento. Amplie suas referências e competências.  Hoje, o médico tem ser um especialista na sua área de atuação, mas também um bom administrador, um fluente comunicador, um expert em comportamento humano e por aí vai…

:: Seja conservador e inovador ao mesmo tempo. E se não conseguir, alie-se a alguém que lhe complete.

:: Faça do trabalho algo divertido. O ambiente profissional é para brincadeiras, sim.

:: Respeite a diversidade e a saúde da sua equipe. Todos são diferentes, e têm sonhos, comportamentos e limites diferentes.

:: Esteja aberto a novas idéias. Ouça o que seus liderados e colegas de trabalho têm a dizer.

:: Questione. Repense o porquê, redefina o que, reprograme o quando, realoque o onde, recoloque o quem, reinvente o como, reduza o quanto.

:: Não se acomode no que você já sabe. A sua capacidade de aprender é muiiittooo mais importante do que o seu atual conhecimento.

About these ads
comentários
  1. [...] Da uma conferida no link do Blog para fazer a diferença. [...]

  2. Maria Carolina disse:

    Oi Cari, bem vinda ao mundo da colaboração!
    Oi Marcus, você por aqui também… rsrs.
    Parabéns aos dois pelo blog, tenho certeza que será um sucesso. Estarei sempre acompanhando.

    Você já estão na minha lista de blogs de amigos!

    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s